FALE COM O VEREADOR - pedro.kawai@camarapiracicaba.sp.gov.br - GABINETE: 3403-6507 - 3403-6508

terça-feira, 26 de maio de 2015

Moção de aplausos enaltece o 'Ação Saudável', projeto da Mondelez



O programa "Ação Saudável", desenvolvido pela Mondelez International Foundation e pela Mondelez Brasil, será reconhecido pela Câmara com a moção de aplausos 90/2015. A propositura, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovada na 30ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (25), e será entregue à gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Mondelez Brasil, Giselle Sigel.

O "Ação Saudável" é um programa de promoção de qualidade de vida voltado a crianças de 5 a 14 anos, baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e envolvimento com a comunidade. Concebido há cinco anos e implantado em escolas públicas de São Paulo, Pernambuco e Paraná, o projeto contribui para o desenvolvimento local, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a mudança de comportamento das famílias.

Em Piracicaba, onde a Mondelez Brasil mantém uma de suas principais fábricas, o programa vem sendo executado desde sua criação, em 2010. Nos três primeiros anos, chegou a 5.244 alunos, capacitou 207 professores, 35 merendeiras e 234 agentes comunitários e atingiu, no período, números que impressionam. O índice de anemia em estudantes entre 7 e 14 anos da rede municipal de ensino despencou de 22%, em 2010, para 9% em 2013, enquanto os casos de baixo peso caíram de 13% para 9%, e os de sobrepeso, de 87% para 82%.

Os resultados alcançados nos três primeiros anos em Piracicaba e em outros municípios de SP, PE e PR levaram a Mondelez International Foundation a investir mais R$ 10 milhões para levar o o programa a um total de 1.000 escolas. Com isso, até 2016, a ação deverá atingir 700 mil crianças, pais e membros da comunidade nesses três Estados. Em Piracicaba, são 43 escolas atendidas pelo projeto (13 até 2013 e mais 30 na segunda etapa). "Assim, a região segue como foco estratégico nessa nova fase do 'Ação Saudável'", destaca Kawai.

MAIS SOBRE O PROGRAMA - O "Ação Saudável" busca melhorar a saúde e a qualidade de vida das crianças, de suas famílias e da comunidade em que vivem, tendo como principais atividades a avaliação nutricional e de saúde dos estudantes; o tratamento de verminoses e anemias; e a formação em saúde, nutrição, meio ambiente, hábitos de vida saudáveis e hortas para professores, merendeiras e agentes comunitários de saúde.

Também se somam a elas a realização de atividades educativas nas escolas e nas comunidades nos temas propostos; a integração dos assuntos do programa ao currículo escolar; a construção e manutenção de hortas escolares e comunitárias para melhorar a qualidade da merenda escolar e a condição nutricional da comunidade; e a promoção de hábitos de vida saudáveis, com atividades esportivas incorporadas ao dia a dia dos alunos e dos moradores da região.

Em 2013, o projeto foi vencedor do "Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável", na categoria "Empreendedorismo na Educação", e finalista do "PR News Corporate Social Responsibility Award", dos Estados Unidos, como um dos oito melhores programas de responsabilidade social corporativa do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário